Book Review: 101 Perguntas e Respostas sobre Tributação em Renda Variável

A hand holding a Kindle with the book cover


YAAY! This is going to be the first post in Portuguese here on the blog (Esse vai ser o primeiro post em português aqui do blog). Isso porque o livro que eu quero indicar hoje só tem versão em português e só é útil para quem investe na bolsa de valores do Brasil.

Bom, se você é um investidor da bolsa, você já deve saber que é obrigado a declarar o imposto de renda. E aí vem a questão: "Como vou declarar esses investimentos, pelo amor?". Foi o que eu me perguntei e me senti mais perdida do que cego em tiroteio.

A minha primeira atitude foi procurar por conteúdos online, que por sinal tem muito e de ótima qualidade. Mas também acabei de deparando com o livro 101 Perguntas e Respostas sobre Tributação em Renda Variável.

Eu gostaria que esse livro fosse a primeira referência sobre o assunto que eu tivesse lido. Porque ele começa com respostas realmente básicas, pra quem não sabe praticamente nada. Até para quem tem interesse em começar a investir na bolsa vale a pena a leitura desse livro.

Nele, você vai encontrar explicações de como calcular o preço médio de compra das ações, quando é necessário pagar imposto e qual a porcentagem sobre o lucro para cada tipo de operação, tem um passo a passo de como gerar uma darf, entre muitas outras coisas.

Ao final do livro tem uma seção com um passo a passo do é necessário declarar em cada aba (relacionada a renda variável) do programa da receita federal. Incluindo o que deve ser preenchido em cada campo e ainda sugestões do que escrever no campo descrição. Eu basicamente segui isto para fazer a minha declaração.

Uma dúvida que eu tinha e não encontrei respostas definitivas na internet era sobre a declaração de um mesmo ativo que foi comprado em corretoras diferentes. O livro sugere que a declaração deste ativo deve ser feita para cada corretora separadamente.

Eu considero as informações deste livro muito confiáveis, já que a autora Alice Porto é contadora de vários investidores da bolsa daqui e tem vários anos de experiência na área.

Como a entrega da declaração deste ano (2020) foi adiada para 30 de junho, da tempo de aprender a fazer sozinho. Então corre! E se acredita que este livro pode te ajudar também clica AQUI para ir para o site da Amazon adquiri-lo.

Comments